X Cuidados para Ter uma Boa Cicatrização

O processo de cicatrização é algo natural do organismo, como forma de regenerar uma área do corpo lesionada intencionalmente, ou não. Existem diferentes tipos de cicatrizes, com queloides, finas, cirúrgicas e o que sempre esperamos é que haja uma boa cicatrização do local.

Portanto, é necessário ter vários cuidados para que a cicatriz amadureça da maneira correta e que não vire uma marca feia. Produtos como cremes e silicones podem ser usados para conseguirmos uma recuperação positiva e sem deixar resquícios muito visíveis.

Sendo por causa de uma cirurgia, um acidente, ou outra situação que fez você se machucar, a melhor coisa que pode ser feita é a consulta a um especialista, para que ele possa avaliar a extensão e tipo do dano e diga como tratar o seu problema específico.

X Cuidados para Ter uma Boa Cicatrização

Fatores que influenciam na boa cicatrização?

É preciso saber que, cada pessoa terá uma resposta diferente do corpo e vai forma um tipo de cicatriz diferente de outra pessoa. O que pode influenciar no processo de cicatrização e se ele será positivo ou não:

– A idade influencia na regeneração da parte afetada.

– A alimentação, a nutrição da pessoa é muito importante.

– Doenças, como diabetes, pressão alta, podem atrasar o processo de cicatrização.

– O uso de certos medicamentos pode retardar a evolução para uma lesão cicatrizar.

– Passar cremes e pomadas não indicados pelo médico também interferem em nossa recuperação.

Cuidados que devemos ter para ter uma boa cicatrização

Vimos o que pode ser um diferencial para o amadurecimento das cicatrizes, para elas secarem bem ou não e como nosso organismo interfere na boa cicatrização. Mas quais cuidados devemos ter para dar tudo certo?

– Hidratar a pele para não causar coceira no local, isso pode aliviar o desconforto. Use cremes hidratantes e pomadas indicados pelo médico.

– Não coce a cicatriz mesmo que seja quase inevitável fazer isso.

– Evite tomar sol no processo de cicatrização para não influenciar na tonalidade da marca. Use sempre protetor solar, mesmo sem nenhuma lesão.

–  Leve as orientações médicas a sério, use os medicamentos indicados para o tratamento e não pense em fazer algo por conta própria para tentar fazer curar mais rápido e sumir a cicatriz.

 

Cicatrizes em casos de cirurgias

Um bom cirurgião sabe exatamente o que fazer para ter uma boa cicatrização, da melhor maneira possível. Usar equipamentos e materiais mais leves para fazer os procedimentos é super importante nesse caso.

O trabalho do médico é deixar o mínimo de marcas no corpo do paciente, auxiliar o tratamento da maneira correta e acompanhar a pessoa em seu pós-operatório, para que esse seja tranquilo.

O uso de boas agulhas, bisturis e fios para dar pontos na hora da cirurgia é uma preocupação que deve ser sempre realizada pelo conforto do paciente e um bom trabalho do profissional. Saber dar boas suturas e evitar dá-las em locais que outros tipos de curativos podem ser usados, são boas alternativas para a boa cicatrização.

Muitas pessoas têm lesões tão extensas e profundas, que necessitam de uma nova cirurgia para correção do que está aparente. O mais importante é você respeitar o tempo de repouso, higienizar e tratar com muita paciência a cicatriz e esperar o tempo necessário para que ela se cure.

Então, procure saber sobre a boa cicatrização e aplique isso para a sua situação, sem passar por cima do tratamento. Mais informações em Dr. Albuquerque.

Sobre Fice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *